Maria_do_Rosário.png

Ester Abreu Vieira De Oliveira

Nasceu no município de Muqui, no Estado do Espírito Santo, durante dois anos, para estudar no Colégio Santos Anjos, no Rio de Janeiro. Ali cursou a 1ª e a 2ª séries ginasiais. Voltando à sua terra, terminou o ginásio e o normal no Colégio de Muqui.

Em Vitória, na antiga FAFI, obteve os títulos de Bacharel e Licenciado em Letras Neolatinas.

Professora em várias escolas singulares e em importantes grupos escolares.  Membro do Instituo Histórico e Geográfico do Espírito Santo e membro fundador da Associação de Professores de Espanhol - ES, Associação Brasileira de Hispanista, Associación de Lengua y Filologia de América Latina, da Associação Brasileira de Literatura Comparada, de Trois Culture Méditérranée, da Associação Internacional de Hispanista e é titular da Câmara de Literatura do Conselho Estadual de Cultura e da Comissão de História na Lei Rubem Braga.

Recebeu o título de cidadã vitoriense em 1995. Colaborou intensamente em livros, revistas e jornais com textos didáticos, ensaios e poesias. 

Figura muito querida e respeitada nos meios culturais de Vitória, é professora dedicada, e atualmente é Presidente da ACADEMIA ESPÍRITO-SANTENSE DE LETRAS, vice-presidente da ACADEMIA ESPÍRITO-SANTENSE DE LETRAS.

Presidente da Comissão organizadora da II e da III FEIRA LITERÁRIA CAPIXABA.
Publicou:
"O mito de D. Juan: suas relações com Eros e Thanatos" (ensaio) 1996 "Português para Estrangeiros: 31 lições" (didático) 1983 "Estudio de verbos" (didático)
"Momentos" - Fundação Ceciliano Abel de Almeida/UFES, Vitória - 1989 "Ibéria dividida" - poemas, 1989 "El lagarto miedroso" (infantil-bilíngüe), 2001 Participação nas Antologias: Escritores do Brasil 1978 Anuário de Poetas do Brasil 1976 Poemar 1999 Escritos entre dois séculos 2000 Alguns de nós 2001 Escritos de Vitória e outros. 
Participação na Coletânea "Escritos de Vitória, 26 - Vitória, Cidade Ilha", Vitória (ES), Prefeitura Municipal de Vitória, Secretaria de Cultura, 2009

Maria José Menezes

 

Nossos sinceros agradecimentos aos amigos que comemoram conosco o aniversário de 100 anos de nossa querida MÃEZINHA. em 01/03/2014.

 

 

Para os íntimos apenas Maria.

Simples, sincera, franca, uma beleza.

Escritora capixaba,

educadora por excelência.

Mãe dedicada, soube com firmeza

Vencer as batalhas, criar os filhos.

Desde a sua Panorama,

Desde a Itaguaçu querida,

Desde os bancos escolares

Produziu textos,

criou belezas,

Produziu sonetos mil.

Tímida, humilde de todos escondeu -

Achava que pouco representava.

Porém agora para nosso orgulho

Presenteou a todos com belas obras

Deu exemplos, distribuiu amores

Nos fortaleceu com seu trabalho.

 

Homenagem de sua filha Regina, pelos seus 100 anos de vida

 

 

 

 

 

José Eugênio Vieira

 

É pesquisador capixaba com diversos livros publicados sobre a História do Espírito Santo e atualmente ocupa a Superintendência do Sebrae, após 45 (quarenta e cinco) anos prestando serviços à Administração Pública do Estado do Espírito Santo, sendo 36 (trinta e seis) ao Governo do Estado.

José Eugênio agora desenvolve uma pesquisa sobre as personalidades que deram nome às ruas e avenida do Estado do Espírito Santo e qual a importância delas para o desenvolvimento do Estado.

Nasceu na fazenda Floresta, em Afonso Cláudio, município do Espírito Santo, no dia 28/04/1946.

Em seu livro AFONSO CLÁUDIO - Cronologia da sua História Política Administrativa e Cultural, buscou  "rememorar os principais feitos históricos do município, através do culto e veneração às causas e os vultos do passado, assim como procurar resgatar o respeito à tradição e à história de todos àqueles que foram responsáveis pelo progresso desse torão natal"

Que os jovens cidadãos dessa terra tão encantadora, possam manter atualizado o registro histórico desta terra.

 

        Américo Menezes

 

Escritor capixaba, é o pioneiro da Piscicultura no Espírito Santo. Advogado, professor é membro da Academia Espírito-Santense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Criou também a campanha, em caráter genuinamente ruralista-social, que levou-o a fundar a Associação Capixaba de Arquicultura, com a finalidade de resolver o problema da alimentação da família brasileira.

 

     Wanda Maria Alckmim

 

Mineira radicada em Vitória há 39 anos. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do ES. Membro da Academia Espírito-Santense de Letras Membro da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Membro da Associação das jornalistas e escritoras brasileiras Com 15 livros publicados, entre eles 03 bilíngues de poesia, 02 infantis, 01 infanto-juvenil, 01 em braille, e 03 livros no prelo.